was successfully added to your cart.

Fala, Emerson: 10 maneiras de servir café de excelência

By 25 de março de 2017Café como negócio

A partir do momento em que você ingressar no contagiante mundo do café especial, nomes como Jura, Hario V60, Chemex, Aeropress, Francesa, Italiana, Ibrik, Clever e as Cápsulas do sistema Nespresso se tornarão comuns aos seus ouvidos. Tratam-se de equipamentos destinados a diferentes métodos de extração da bebida. Sobre esse ponto em específico, a cada ano, mais e mais novidades são apresentadas nas feiras especializadas e nas rodas de baristas.

O bacana é que esses métodos de extração vieram para ficar e estão democratizando o consumo da boa bebida, derrubando o mito de que só através de máquinas profissionais se pode extrair um café de excelência. De fato as máquinas profissionais são bem caras e de difícil aquisição, ao contrário dos métodos citados mais acima que são acessíveis e capazes de entregar xícaras maravilhosas aos paladares mais exigentes.

1200-blog-capa-moccato-equipamentos-cafe

Cada vez mais pessoas procuram cafés de alta qualidade e o consumo vem crescendo dentro e fora de suas casas. O hábito de se beber café conduz levas de pessoas, por vezes mais de uma vez ao dia, a ambientes em que se serve um bom café. O conceito de store in store, em que nano-cafeterias são montadas dentro de lojas de moda, salões de beleza e espaços culturais multiplicam as visitações diárias a esses espaços e provocam automaticamente o aumento das vendas. Você já pensou que um pequeno balcão de café especial pode aumentar o fluxo de visitas ao seu negócio em até 100 pessoas por dia? Para isso basta uma bancada de 1,5 metros, duas tomadas e uma pia, um investimento de cerca de 10 mil reais.

A experiência comprova que o café é um fidelizador, que cativa clientes e quando especial é um alimento saudável, um estimulante natural que desperta, provoca os sentidos e promove encontros. Quem nunca convidou alguém para um cafezinho?

Abaixo listamos 10 métodos de extração de café. Eles provocam sutis diferenças no produto final, mas todos permitem cafés de excelente qualidade. Alguns são desconhecidos e inesperados, mas isso não significa que sejam complicados. Algumas das explicações nós retirarmos do excelente “O Livro do Café” de Anette Moldvaer.

bp_juraJura: máquina semi-profissional que possibilita a extração de um café espresso de alta qualidade sem que seja necessária a presença de um barista. Com um moinho acoplado, o grão é moído na hora. É de fácil manuseio e conta com visor para registrar as doses.
bp_astoriaMáquina de Espresso: O preço de uma dessas máquinas por vezes pode se equiparar ao de um carro popular, o que inviabiliza muitos negócios. Nela, a água passa sob pressão por um filtro de encaixe cheio de pó de café, extraindo os componentes solúveis desejados.

bp_prensa-francesaPrensa francesa: Simples e rápida, ela infunde água e café juntos, depois, o filtro de malha é empurrado separando o pó de óleos e partículas finas. Disponível em vários tamanhos possibilita a extração na mesa dos próprios clientes.

bp_harioHario V-60: é um meio prático de fazer café coado direto em uma xícara ou outro recipiente. Método limpo e descomplicado. Também possibilita que a sua extração seja feita na mesa dos próprios clientes.

bp_aeropressAeroPress: É uma escolha ótima e muito versátil que possibilita a extração de cafés mais suaves ou mais concentrados. Trata-se de uma extração por ar comprimido com o café passando por um filtro que pode ser de papel ou de metal. 
bp_sifaoSifão: um dos equipamentos de visual mais interessante para o preparo de café. O fato da bebida levar mais tempo para ficar pronta enriquece a cerimônia.

Chemex: é um método de extração com filtro de papel extremamente charmoso. Também possibilita que a extração seja feita na mesa dos próprios clientes.
bp_nespresoCápsulas: A última revolução no mundo dos cafés trouxe a praticidade para o espresso e a possibilidade de se ter uma bebida de qualidade a qualquer hora, sem o custo de uma máquina profissional e de um barista.

bp_clever

Imagem disponível em https://pt.aliexpress.com

Clever: É também um método de filtrado que pode ser passado na mesa do cliente. Sua diferenciação está no fato de se poder controlar o tempo de contato do pó com a água.

bp_moka

Imagem disponível em http://www.coisasdaleia.com.br/

Cafeteira Italiana ou Moka. Funciona com pressão à vapor, proporcionando um café de sabor intenso.

Já se foi o tempo em que excelência significava exclusividade. Alguns tentam mistificar o mundo dos cafés especiais, mas aqui na Moccato levamos a sério nossa missão de democratizar o café de excelência. Acompanhe nosso blog e se surpreenda com as possibilidades e a simplicidade dos cafés especiais.

Até a próxima!

Emerson