was successfully added to your cart.

Café 100% arábica: mas o que isso significa?

By 1 de setembro de 2017Café de origem única

Café 100% arábica especial. Café 100% brasileiro. Essa é uma das primeiras coisas que você encontra sobre a Moccato por aí. Mas agora você vai entender porque somos tão insistentes com essa história de café arábica.

Se você pensa em “O Clone” quando lê café arábica, não está tão equivocado assim. Apesar de a planta do café ser originária da Etiópia, foram os árabes que dominaram as técnicas de cultivo desse arbusto. Com isso, a espécie cultivada por eles recebeu o nome Coffea arabica.

Hoje são conhecidas mais de 100 espécies de café no mundo, mas apenas duas delas têm interesse comercial e, por isso, são as mais produzidas: Coffea arabica e Coffea canephora.

Coffea canephora

Essa planta corresponde a menos de  ⅓ da produção mundial de café, e seus maiores produtores estão na Ásia e na África. No Brasil, o Espírito Santo é o maior produtor desta espécie. A Coffea canephora tem duas variedades mais conhecidas: o café robusta e o café conilon. Muitas vezes fala-se em café robusta para se referir à espécie como um todo.

As principais características do robusta são:
estudo-infografico-arabica-robusta
Cromossomos? Por que esse “revival” das aulas de biologia? O fato de o café robusta apresentar 22 cromossomos faz dele uma bebida muito menos aromática e muito menos complexa. Esses dois fatores, aliados ao paladar adstringente, fazem com que essa espécie fique de fora do hall dos cafés especiais. Além da produção dos pouco elaborados cafés solúveis, o robusta é comumente utilizado para baratear os custos na produção dos famosos blends.

Coffea arabica

O Brasil é o maior produtor de café do mundo. E 77% da produção exportada é do Coffea arabica. Por aqui o ranking dos maiores produtores de arábica é disputado por Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Ao contrário do robusta, o arábica apresenta tantas variedades que elas ainda estão sendo mapeadas. Já, já falaremos mais sobre elas.

As principais características do arábica são:
bp-100-arabica-infografico-arabica
A Coffea arabica é a única espécie que origina os cafés especiais. Sua estrutura molecular proporciona maior complexidade e características aromáticas e gustativas mais variadas. Além disso, o café arábica tem o dobro da doçura natural presente no robusta. Por essas razões, fica fácil entender quando falamos que não fazemos blends 😉

Variedades do Coffea arabica

Que tal conhecer as variedades do Coffea arabica que compõem cada sabor Moccato?Web WebWeb WebWebWeb
Não é curioso como uma mesma variedade, Catuaí vermelho, dá origem a dois sabores completamente diferentes, como no caso do Boa Viagem e do Savassi?

Isso acontece porque café é processo. O Savassi – processo Cereja Descascado (CD) – vai para a seca descascado, enquanto o Boa Viagem – processo Natural – segue para a seca ainda com a casca. Lembre-se: café é processo! Todas as etapas após a colheita são fundamentais para determinar como o café se apresenta na xícara.

Por reconhecer o belo trabalho dos nossos produtores parceiros, evitamos os blends. Ao oferecer café single origin, torrado artesanalmente, sem adição de aromatizantes nem conservantes, estamos te entregando o melhor de cada grão. Ou seja, café de verdade.

Moccato

Author Moccato

More posts by Moccato

Join the discussion One Comment

Leave a Reply