was successfully added to your cart.

5 diferentes modos de preparo do café

By 20 de maio de 2016Outros

Do mesmo jeito que existem vários tipos e sabores de café, também existem várias formas de preparo.

Aqui no Moccato o nosso preferido é o Espresso, que pode ser preparado em máquinas automáticas ou por um Barista. Acho que todos conhecem a forma clássica de preparo, o café coado.

Ele pode ser preparado no clássico coador de pano da casa vovó ou na cafeteira elétrica com coador de papel.

O modo de preparo influencia na intensidade e no corpo do café na xícara. Então vamos conhecer diferentes formas de preparar nosso cafezinho de todo dia.

1. Preparo clássico, com coador

O coador pode ser de pano ou de papel. O pó do café é colocado dentro de um coador, e água aquecida é despejada em cima do pó. O pó também pode ser misturado diretamente à água e depois coado.

5 diferentes modos de preparo do café

 

2. Cafeteira Elétrica

A cafeteira elétrica faz o trabalho de aquecer a água por você. A água aquecida passa por um recipiente com um coador e o pó do café, e cai em um jarro. Esse jarro fica sob uma superfície aquecida, que mantém o café aquecido por um tempo maior.

5 diferentes modos de preparo do café

 

 3. Cafeteira Espresso

As máquinas de espresso podem ser manuais ou funcionar com o uso de cápsulas.

As máquinas de espresso utilizam a pressão que se obtém com o aquecimento da água para pressionar essa água contra o café. O café é compactado em uma peça metálica em forma de funil (o filtro).

5 diferentes modos de preparo do café

A máquina de espresso para cápsulas também funciona a partir da pressão, mas você não vai precisar se preocupar com a medida certa do pó e o gerenciamento da água, é tudo feito automaticamente.

O café cai na xícara e a cápsula é descartada. Não faz sujeira e é ideal para servir sem perder tempo.

5 diferentes modos de preparo do café

 

4. Cafeteira Italiana

Também conhecida como cafeteira napolitana, é bem simples de usar. Para fazer o café é só colocar a água na parte de baixo da cafeteira e o pó dentro de um recipiente que contém furos. Leve ao fogo e o café ficará pronto no reservatório de cima.

c italiana

5. Aeropress

Aeropress é composta por dois dispositivos de plástico e um êmbolo de borracha central, e uma peça que acomoda um filtro de papel especial. A cafeteira veda de forma bastante hermética, permitindo pressão no momento em que o café é extraído. Ferva a água e adicione a quantidade de café desejada, e então a água quente. Por fim, pressione a outra parte do aparato.

A principal diferença entre espresso e Aeropress é que a máquina de espresso usa a pressão da água, enquanto que na Aeropress usa a pressão  do ar que fica retido.

Aeropress - 5 diferentes modos de preparo do café

Agora você foi apresentado a novos métodos, pode se aventurar com novas formas de preparo, tentando reconhecer suas diferenças na xícara.

 

7midias

Author 7midias

More posts by 7midias

Leave a Reply