was successfully added to your cart.

Aeropress: que método é esse?

By 20 de maio de 2017Bastidores Moccato

Quem ama café não dispensa uma boa xícara, seja qual for a ocasião e o lugar. Embora o espresso seja um clássico, existem outros métodos que são ótimos para extrair uma bebida encorpada do grão moído. É o caso da Aeropress, que é relativamente novo e vem fazendo a cabeça de adoradores da bebida em diversas partes do mundo.

O aparelho da Aeropress é uma criação curiosa: seu inventor, Alan Adler, é um fabricante de brinquedos nos Estados Unidos. Seu produto mais conhecido até então era o Aerobie, um disco em formato de anel que pode ser lançado de uma pessoa para outra e que já vendeu mais de 20 milhões de unidades no mundo. Mas com o Aeropress, Adler fez também a alegria dos grandinhos!

bp-aeropress-praiaA cafeteira começou a ser comercializada em 2005 e se tornou uma queridinha dos amantes de café por sua praticidade. Pode ser carregado para viagens e acampamentos, em qualquer ocasião onde não é possível ter o aparato da máquina de espresso, necessitando apenas de água quente para funcionar. A Aeropress encanta por permitir que um café coado tenha características de um espresso, como extração de açúcares e óleos essenciais, o que não ocorre com a bebida em filtro comum. No entanto, mantém a textura mais leve de um café coado tradicional.

Como a Aeropress funciona?

bp-aeropress-partes-b
A Aeropress é composta por dois dispositivos de plástico (1) e um êmbolo de borracha central (2), além de uma peça (3) que acomoda um filtro de papel especial (4), circular e plano. A cafeteira veda de forma bastante hermética, permitindo pressão no momento em que o café é extraído. Ferve-se a água, adiciona-se a quantidade de café desejada (aí vai da intensidade que você gosta) e então deve-se pressionar o ar com a outra parte do aparato.

Essa é a principal diferença entre espresso e Aeropress: na máquina clássica de espresso, a pressão é da água, enquanto que na Aeropress, a pressão é do ar que fica retido.

Três curiosidades sobre esse método

1 – Prensa americana
É um outro nome da Aeropress. Esse nome faz analogia à prensa francesa, que funciona de maneira similar.bp-aeropress-prensa-francesa

2 – Versatilidade 
Além de ser um método prático para viagens e ambientes sem energia elétrica (mas com possibilidade de aquecer a água), na prensa americana também é possível inovar. Você pode usar diferentes temperaturas de água, experimentar lotes diversos de café, alterar a espessura dos grãos, o tempo de extração e assim por diante.

3 – Competição screen-shot-2017-05-19-at-5-33-49-pmPara se ter uma ideia da força deste método, saiba que em países do hemisfério norte existe um Campeonato Mundial de Aeropress, anualmente realizado desde 2008. Até agora as edições foram vencidas por belgas, um norueguês, um polonês, uma dinamarquesa, um japonês e um eslovaco. No Brasil, uma competição nacional foi sediada pela primeira vez em 2016, em São Paulo, tendo como vencedor o paulista Edgar Martins.

Este ano o Campeonato Brasileiro de Aeropress acontece na Serra do Caparaó, no dia 27 de maio. Acompanhem o Instagram oficial do evento para saber mais: @campenatodeaeropress_br.