was successfully added to your cart.

Café Árabe por Pedrinho Salomão

By 20 de junho de 2017Outros

Na última visita que fizemos à nossa querida parceira, a Radio Ibiza, levamos um pouco do nosso café fora da cápsula de presente. Fizemos a reunião e quando já estávamos de saída, o Pedrinho Salomão, fundador da Ibiza e gente boníssima, nos convidou para provar uma novidade, o tradicional café árabe.

Foi assim que provamos a receita de café árabe dele. O café árabe, também conhecido como café turco, é uma preparação tradicional do Oriente Médio. Na verdade poderíamos considerá-lo até a preparação original, afinal foram os árabes que desenvolveram a bebida como conhecemos hoje. Como essa preparação é bem popular não só no Oriente Médio, mas também por todo o norte da África, nos Balcãs e na Grécia, existem muitas receitas por aí.

Aqui a gente apresenta a receita do Pedrinho, cuja família tem ascendência libanesa:

img-moccato-blog-cafe-arabe-xicaraPara ficar legal mesmo, você precisa de um Cezve, um bule especial feito de cobre martelado. O formato afunilado do Cezve vai facilitar na hora de servir [além de ficar muito mais cool]. Nós vamos dar a receita do Pedrinho, que usa o Cezve da família para prepará-la, mas você pode se inspirar e improvisar em casa.

Vamos ao ritual:

1. Encha o Cezve de água até o cinto. Deixe a água amornar. Se você gosta de café com açúcar a hora é essa: adoce a água agora, antes de ferver, ou depois vai dar confusão.

img-moccato-blog-cafe-arabe-etapa1

2. Coloque café com a moagem mais fina possível. A proporção é de 2 colheres de sopa bem cheias para 5 xícaras de água. Deixe a água esquentar. Conforme a água vai esquentando, o pó de café afunda. Aí é que entra o detalhe que faz toda a diferença…

img-moccato-blog-cafe-arabe-etapa2

3. …Quando a água começar a borbulhar, retire o bule do fogo. Parou de borbulhar, coloca de novo fogo. Começou a borbulhar de novo, retira do fogo. Repita esse processo umas 5 ou 6 vezes, até que a água borbulhe tão logo seja posta de novo no fogo.

img-moccato-blog-cafe-arabe-etapa3

4. Retire do fogo e jogue mais uma xícara de água morna no seu Cezve, para ajudar a descer mais um pouco do pó.

img-moccato-blog-cafe-arabe-etapa4

5. Para completar o clima, sirva numa xícara sem alça, outro clássico da região, e adicione um ou dois grãos de cardamomo.

img-moccato-blog-cafe-arabe-etapa5

A gente provou e realmente fica uma delícia, não só pelo sabor mas também por todo esse ritual diferente.

O Pedrinho é muito mais do que um parceiro. Sempre de sorriso no rosto e alma leve, ele é um amigo que nos inspira a cada reunião. Ele até escreveu um livro, Empreendendo Felicidade, que fala da importância de não esquecermos da nossa humanidade enquanto tocamos os negócios. Sem querer, ele nos deu uma aula disso com o convite para o café à moda da família dele. Fica aqui a recomendação do café e do livro!

Obrigada, Pedrinho e equipe da Radio Ibiza!

*Foto de capa por Douglas Farias.