was successfully added to your cart.

Café BulletProof: o que dizem os especialistas

By 17 de novembro de 2016Outros

Como uma empresa apaixonada por café, nós acompanhamos todas as novidades desse universo. Todas mesmo. Nessa semana os marombeiros do escritório puxaram a discussão sobre a atual moda do mundo fitness: o Café BulletProof.

A bebida consiste em uma mistura de café, manteiga e óleo de coco.

A bebida foi criada por um americano chamado Dave Asprey, dono de uma empresa chamada BulletProof. O cara se apresenta como um “biohacker” e diz ter revirado os quatro cantos do planeta até conceber essa mistura que, segundo ele, emagrece, dá mais disposição e deixa até mais inteligente.

Entre os produtos vendidos pela BulletProof está um óleo vegetal que seria ainda melhor do que óleo de coco para formar o BulletProof Coffee. Dave trabalhou em empresas de tecnologia da Califórnia e ainda mora na região do Vale do Silício, o que certamente facilitou a viralização da idéia.

A teoria por trás dos benefícios do Café BulletProof está na união da ação estimulante do café, com as propriedades termogênicas do Óleo de Coco e a energia dada pela manteiga, que por ser uma energia vinda da gordura, priva o corpo do açúcar durante a prática dos exercícios e assim contribui para uma maior queima calórica.

É importante destacar que isso só faz sentido se a bebida for ingerida em jejum, do contrário do corpo utilizará os açúcares ingeridos em outros alimentos.

butter-bulletproof-coffee-recipe

Receita do Café BulletProof 

Enquanto alguns atestam a eficácia dessa bebida, o Café BulletProof ainda é uma estratégia muito recente para ter seus efeitos comprovados. Decidimos investigar e conversamos com duas nutricionistas sobre a bebida da moda.

Maria Fernanda Pio, nutricionista acostumada a receber atletas em seu consultório, diz que apesar da teoria explicar a função da manteiga, esse ingrediente não deixa de ser uma gordura animal e por isso é uma gordura saturada que tem um considerável potencial inflamatório.

Ela já indicou o Café BulletProof para alguns dos seus pacientes, mas também indica uma versão sem manteiga para outros, dependendo das condições de cada um.

Enquanto isso a Paloma Blanc, nutricionista e fundadora da Purifica, ressalta que alimentos simples e cotidianos podem contribuir para o emagrecimento e para hipertrofia sem a necessidade de passar pela experiência exótica de ingerir café amanteigado.

As duas especialistas concordam que há cada vez mais evidências de que um mesmo alimento pode provocar reações distintas em pessoas diferentes. As pesquisas têm indicado que os resultados de dietas e exercícios dependem muito mais de particularidades pessoais do que se imaginava antes.

Por isso é importante considerar as especificidades biológicas e da rotina de cada um, além de acompanhar atentamente os efeitos de cada mudança na alimentação.

Um dos poucos pontos pacíficos em toda essa polêmica parece ser o efeito benéfico do café antes dos exercícios físicos: ao estimular a produção de adrenalina, ele diminui a sensação de fadiga, permitindo que você dê aquele gás extra.

Então se você curtiu a idéia de um café pré-treino, mas prefere ficar longe da polêmica, deixamos aqui a sugestão dada pela Maria Fernanda Pio:

Receita de Café Pré-Treino:

  • 200 mL de café
  • 1 colher de sobremesa de Óleo de coco
  • Canela a gosto
  • Uma pitada de pimenta caiena

Se você tiver dificuldade em misturar o óleo ao café, considere bater a mistura em um liquidificador ou com um mixer.
Mas não se esqueça: em qualquer dieta é fundamental o acompanhamento de especialistas.

E para acompanhar as novidades do universo do café, é fundamental ler o blog da Moccato 😉