was successfully added to your cart.

Café e açúcar: a doce polêmica

By 5 de abril de 2017Clube Moccato

Café? Com açúcar ou adoçante? Adoçar o café é tão natural que essas duas perguntas eram inseparáveis. Mas agora com a popularização dos cafés especiais, o simples ato de adoçar o cafezinho foi polemizado.

Na Moccato nós acreditamos na liberdade acima de tudo. Trabalhamos somente com café especial e por isso somos fãs da doçura natural dos grãos maduros. Mas você já deve ter provado um bom café e mesmo assim sentiu necessidade de colocar açúcar. Então, o que queremos dizer com doçura natural?

A doçura é um dos quesitos que usamos para avaliar um café especial. Ela não é um parâmetro subjetivo. O café especial é feito somente com os grãos dos frutos mais maduros. E como todo mundo sabe, frutas maduras são mais doces. O processo de maturação gera carboidratos e açúcares que vão tornando a fruta mais e mais doce. Por isso, o grão que colhemos, secamos e torramos tem mais açúcar do que o mix de frutos maduros e verdes que são colhidos para os cafés commodity.

cafe-maduro

Ainda assim, a doçura natural não é páreo para o açúcar refinado. Um café especial tem 5Kcal em uma dose. Um sachê de açúcar tem 20 Kcal. Então, não se preocupe se você levar um tempo para encontrar a doçura natural. A gente jura que está lá.

A doçura natural desses grãos é caramelizada no processo de torra artesanal, feita com cuidado para não queimar esse açúcar. O resultado pode lembrar o sabor de caramelo, castanha ou mesmo chocolate. Sentir esses sabores pede um pouco de treinamento. Antes de tirar o açúcar, você pode experimentar trocar o açúcar por mel ou açúcar de coco. Isso vai bagunçar a sua percepção do doce e vai abrir o seu paladar para perceber diferenças entre os açúcares.

Mas não queremos dizer que o açúcar refinado é um inimigo. O açúcar refinado pode vir no acompanhamento para o seu café, te ajudando a fazer a transição para o café sem açúcar e até realçando os sabores de uma torra artesanal.

No mês de abril, os assinantes da Moccato estão recebendo um convite: provar os espressos do mês com um pedaço de brownie. Com um sabor intenso e doce, uma mordida de brownie pode ser o suficiente para dispensar o açúcar do café. Além disso, o chocolate da receita realça outros sabores do espresso.

Aqui nós compartilhamos a receita original do Brownie do Luiz, nosso companheiro nessa doce parceira. Eles acreditam na excelência sem segredos e sem frescuras, por isso receita deles é aberta a quem quiser saber. Você pode dar mais um passo  para dentro da degustação dos cafés especiais e alterar a receita, observando quais sabores vão ser destacados em cada mudança.

receitabdl

receitabdl2

No site deles você encontra as variações do brownie, que podem ser uma ótima fonte de inspiração.

7midias

Author 7midias

More posts by 7midias

Leave a Reply