was successfully added to your cart.

Você sabe o que é um café encorpado?

 Café tem corpo. Mas não é um corpo gordo, magro ou sarado. O café pode ter desde um corpo imperceptível até o estruturado. Corpo é como os profissionais do café se referem à densidade do líquido que está na sua xícara. Mas densidade é uma medida da Física (quem lembra de ver isso no ensino médio? pois é, ninguém) e quando falamos em corpo não estamos falando de algo que vai ser medido com um instrumento, estamos falando da sensação que o café dá na boca. Sabe aquela história de café encorpado?

Se ainda não ficou claro, veja essa foto abaixo. Tem um copo de água, um de leite e um de iogurte. Todos são líquidos, mas tem densidades diferentes. Pronto, isso é corpo. Mas quando falamos de café estamos falando da sensação na língua, que é algo mais complexo do que a mera densidade.

img-moccato-bp-corpo-1

Esse peso deve ser agradável. Não pode ser aguado, mas pode ser delicado e suave. Quando um café especial recebe a classificação de “corpo imperceptível”, o produtores comemoram. O lance é ser agradavelmente leve, entende? Existem bons cafés que são um pouco mais pesados, mas se esse peso for agradável falamos que eles são mais estruturados. Nesses casos, o corpo pesado deve ser acompanhado de uma sensação aveludada na boca. Essa roda mostra 12 das classificações de corpo que um café pode receber.  Nem todas são positivas, como é o caso do aguado:

bp-corpo-roda

Um corpo mais delicado te permite sentir melhor os sabores complexos do grão especial. Por isso, no mundo dos cafés especiais são valorizados os grãos que produzem um corpo mais leve. Mas tem gente que prefere um corpo mais estruturado. Tudo bem. Nós, brasileiros, estamos mais acostumados com um café mais pesado porque os sabores da torra excessiva,  como o de borracha queimada, passam uma sensação de peso na boca. É o que a grande indústria vende como “café forte” ou “café encorpado”.

Para quem ainda está se iniciando no mundo dos cafés especiais, a percepção do corpo é um pouco mais difícil. Se você se interessou pelo tema, experimente o Boa Viagem, ele é o nosso café de corpo mais delicado. E você pode pedi-lo aqui! Se já é assinante e quer receber o Boa Viagem, basta trocar sua seleção de sabores na área do assinante no nosso site!

7midias

Author 7midias

More posts by 7midias

Leave a Reply