was successfully added to your cart.

Especial de maio | A regra é clara: não há regras!

By 5 de maio de 2017Clube Moccato

Há algumas semanas a Julia, umas das pessoas que fazem a Moccato, partiu para uma viagem ao Oriente. Ela foi de férias, mas como uma boa viajante, não ia deixar de ter o café na rotina. Seja no ambiente da cafeteria com wifi grátis ou no café da manhã do hostel, o café faz parte da rotina do mochileiro.

Só que chegando na sua primeira parada, a Índia, simplesmente não havia “café” para tomar. E no lugar dele, muito chá. Mas se você pensou em água quente com saborzinho de ervas, nós temos novidades. Lá todo mundo toma chá preto ou chá verde, não tem muita variedade de erva. Mas tem variedade de sabor. O chá é bebido com leite, mel e especiarias. Cada família elabora sua própria mistura de especiarias, que chamam de Masala. Os ingredientes e as proporções podem variar, e algumas famílias se orgulham de receitas secretas e particularmente saborosas. E assim o simples ato de tomar um chazinho vai criando surpresas ao longo da viagem.

bp-ct-maio-ingredientes

Mas o mais legal dessa história é que a relação dos indianos com o chá toca exatamente em uma das bandeiras da Moccato: não tem regra. A gente usa processos rigorosos para criar um café de excelente qualidade. Mas a gente sabe que não existe 01 forma, 01 regra ou apenas 01 método para chegar lá. Queremos trazer à tona o melhor de cada grão, sem hierarquias.

A partir daí pensamos: e se a gente colocar especiarias no café? Descobrimos que existem algumas versões de Masala Café, onde se misturam as especiarias, o leite e o mel no nosso tradicional e adorado café. Estudamos algumas receitas, levamos um monte de especiarias para o escritório e fizemos vários experimentos. Daí a gente criou a Masala Moccato, a mistura nada secreta de pimenta do reino, gengibre, canela, cardamomo e cravo. Você pode colocar uma pitada dessa mistura no pó do café ou na bebida já preparada. Normalmente os indianos tomam com leite quente, mas a gente testou com leite frio e ficou delicioso.

Sem ideias? Aqui vão algumas sugestões:

O que é realmente importante na Masala Moccato é saber que não existem regras. Os assinantes receberam quantidade suficiente para fazer umas 5 ou 6 doses. A idéia é justamente testar várias combinações. Acrescente mais canela, coloque por cima do vapor de leite, misture com chocolate, você é quem sabe! Ou melhor, você não sabe, mas vai descobrir e isso é a graça da brincadeira.

Testar, provar, mudar a receita e até errar são exercícios importantes de criatividade. Eles nos lembram que não existe forma única de se chegar a um resultado legal. Além disso, quando estamos testando algo novo, a gente presta mais atenção, fica mais atento aos sabores que estão sendo destacados. E isso é o espírito da Moccato.

d6c1614_final_low

7midias

Author 7midias

More posts by 7midias

Leave a Reply