was successfully added to your cart.

Sabores de café: como identificar as notas de sabor num café

By 10 de novembro de 2017Café de origem única

Cafés especiais torrados artesanalmente, como os cafés Moccato, apresentam grande variedade de notas de sabor e aroma.

O terroir e a secagem dos grãos são determinantes na gama de notas de sabor e aroma que serão reveladas na torra.

A torra artesanal realça características naturais do café arábica, e isso acontece porque é possível controlar com mais precisão a curva de torra. Então, o mestre de torra pode definir em qual ponto interromper o processo.

Quanto mais cedo, mais ácida a bebida. Nesse caso, as notas presentes são as florais e frutadas, mais delicadas e sensíveis ao processo de torra.

Já os cafés que passam mais tempo no torrador, proporcionam bebidas encorpadas, com notas de sabor que variam entre as castanhas e cacau, passando pelo chocolate.

A prática leva à perfeição, mas se quiser uma dica: nos cafés single origin, fica bem mais fácil perceber essas características tão delicadas. Isso porque não há mistura entre grãos diferentes, ou de regiões diferentes.

Para identificar as notas de sabores nos cafés é muito importante não se apressar, já que a prova do café é feita em algumas etapas. Por aqui, vamos focar em duas delas: a fase olfativa e a fase gustativa.

Aroma e sabor andam sempre juntos, lembre-se disso!

 

Provando seu café

Prepare seu café, de preferência coado. Em seguida, feche os olhos e sinta os aromas da bebida ainda quente. Com a ajuda da roda de aromas e sabores, tente identificar as notas presentes. Comece do centro para as bordas, ou seja, dos aspectos mais gerais para os mais específicos.

Espere até que a bebida esteja morna para então partir para a fase gustativa. Dê um gole no café, sugando para o interior da boca uma grande quantidade de oxigênio, enquanto faz com que o líquido atinja todas as papilas gustativas ao mesmo tempo. Essa técnica para provar o café provoca um barulho, como o barulho que fazemos ao tomar uma sopa quente. Volte a analisar a roda de aromas e sabores para identificar as notas presentes.

Os assinantes Moccato ganham uma ajudinha extra na caixa de novembro. Junto com o pedido mensal de cafés frescos, eles recebem a 6a edição do Especialistas Moccato, que trata exatamente das notas de sabores. Para facilitar o treinamento, enviamos uma amostra de essência de caramelo não comestível, e uma cápsula do nosso café Leme, além da roda de aromas e sabores. É um kit perfeito para iniciar os experimentos com as notas de sabores.

No início, pode parecer abstrato e difícil, principalmente quando falamos de cafés sem conservantes ou flavorizantes, como os cafés Moccato. Mas garantimos que, com treino, vai ficando cada vez mais fácil. Lembre que, ao aprender a escrever, você precisou educar a sua mão para executar cada gesto da escrita com precisão. Pois agora chegou a vez de educar seu olfato e seu paladar para mergulhar ainda mais fundo nas suas xícaras de café.