was successfully added to your cart.

Uma nova geração de cápsulas de café

By 24 de outubro de 2016Bastidores Moccato, Clube Moccato

Nossas cápsulas de café coloridas chamam atenção por onde passam. E com toda essa atenção, não demora para que os antenados em sustentabilidade levantem a questão: mas e o lixo?

Bom, a Moccato não se contenta com o padrão: a gente criou a nossa própria cápsula de café.

A Moccato nasceu com um espírito de inovação e de excelência e por isso aplicamos esses valores na questão da cápsula, uma parte importante do nosso negócio. Ainda nos primeiros meses da operação partimos para o desafio de nacionalizar a produção das cápsulas, mesmo que não houvesse fornecedores prontos para nos atender.

A solução passou por identificar um fornecedor-parceiro, que estivesse disposto a criar algo único e de excelente qualidade, à altura dos nossos cafés.

Então juntos, fizemos uma força-tarefa para pesquisar o tema, os materiais e o desenhos possíveis de uma nova embalagem. Testamos inúmeros formatos, criamos protótipos e estudamos a fundo a questão do material plástico.

Buscamos conversar com especialistas e lemos os artigos que relacionavam plástico a problemas de saúde. Ao longo dos meses fomos levando cápsulas para nossas próprias casas e pedindo para amigos mais próximos experimentarem.

Após inúmeros testes, mais de dez protótipos e muito estudo realizado por um time especializado, chegamos na cápsula que utilizamos hoje: totalmente reciclável, BPA Free, atóxica, eficiente e, modéstia à parte, linda. Hoje ela é produzida sob supervisão cuidadosa, em processo quase artesanal, assim como nossos cafés.

Ela é própria para o consumo alimentício porque o polietileno de alta densidade é uma material inerte e atóxico. As suspeitas de relação entre plástico, calor e problemas de saúde envolvem uma outra substância, o BPA, que não está presente nas embalagens da Moccato.

O BPA é um polímero comumente utilizado para revestir embalagens de comida e bebida, embora não seja a única opção. Por isso desenvolvemos uma solução que mantém o BPA bem longe: usamos o polietileno de alta densidade (PEAD 7260, se você quiser jogar no Google).

Estudamos a fundo a polêmica do plástico e podemos afirmar que o polietileno utilizado nas nossas cápsulas de café não está vinculado a nenhum problema de saúde.

Mesmo assim, para que todos durmam tranquilos, nosso plástico é certificado atende às exigências da ANVISA e também da FDA, a agência americana para medicamentos e comida.

gif_capsulas_savassi

Testes de Encapsulamento de Café

Além de desenvolver o melhor para você, também desenvolvemos algo que fosse bom para o meio ambiente. Portando, a cápsula Moccato é totalmente reciclável, pois seu corpo é feito inteiramente de polietileno enquanto a tampa é feita de alumínio.

A maior parte das cápsulas mais conhecidas é feita de alumínio e borracha, com uma película de plástica interna de difícil remoção o que impede à reciclagem completa.

A cápsula desenvolvida pela Moccato não usa borracha, facilitando o processo de isolamento dos materiais e, em seguida, a reciclagem. Ambos o plástico e alumínio dessa cápsula que criamos, são materiais presentes em uma infinidade de outras embalagens e são recicláveis.

As usinas de reciclagem já estão acostumadas a processar esse tipo de material e as nossas cápsulas não exigem qualquer tratamento especial. Isso porque às desenvolvemos já considerando a estrutura das usinas de reciclagem presentes no Brasil.

Se quiser facilitar um pouco o processo, você pode lavá-las e secá-las antes de fazer o descarte. Mas basta descartar sua cápsula na coleta seletiva que ela cumprirá o seu destino.

A Moccato nasceu da preocupação de levar café fresco aos consumidores. Fazemos questão de buscar os melhores produtores e tratá-los como verdadeiros parceiros, com o respeito e carinho que merecem. Buscamos a excelência em todos os aspectos do nosso trabalho, do início ao fim.

7midias

Author 7midias

More posts by 7midias

Leave a Reply