was successfully added to your cart.

O que é terroir?

By 17 de abril de 2017Café de origem única

Talvez você nunca tenha ouvido falar em terroir. Talvez sim. Talvez você só tenha ouvido disso no mundo dos vinhos. De qualquer forma, terroir é sim um conceito do mundo dos vinhos que agora vem ganhando força no universo dos cafés especiais. E ele caiu como uma luva para o nosso trabalho.

Com um estudo minucioso, estamos descobrindo que os processos de produção tem um enorme poder sobre o resultado final na sua xícara. O trabalho dos café especiais já existe há um tempo, mas estamos testemunhando uma expansão considerável desse universo. Com mais pessoas, regiões e até países se interessando pelo cultivo de grãos especiais, estamos produzindo muito conhecimento sobre métodos de secagem, armazenagem e processamento do café. E se o tempo de secagem e a forma de armazenar os grãos fazem tanta diferença, por que seria diferente com o terreno?

bp-terroir-img1

Fazenda Curitiba, origem do nosso sabor Leme.

E daí que vem o conceito de terroir, que vem de “terreno” em francês e inicialmente era usado para falar de uma região agrícola. Quando falamos nele estamos falando de todas as variáveis naturais indomáveis de um local, por exemplo: a quantidade, velocidade e temperatura dos ventos; a distribuição das chuvas ao longo do ano; as variações de temperatura ao longo do dia; a umidade do ar e a incidência solar. Essas características são únicas e acabam influenciando o sabor final do seu café.

O tamanho de um terroir não tem definição formal e vai depender de cada caso. Aqui no Brasil a gente tem usado o nome das fazendas para fazer essa distinção fina da origem. O que importa é que estamos cada vez mais atentos e mais conscientes sobre cada variável do processo de cultivo do café especial. Abaixo você vê exatamente onde fica cada fazenda parceira da Moccato:

mapa-fazendas

Clique para ampliar a imagem.

7midias

Author 7midias

More posts by 7midias

Join the discussion One Comment

Leave a Reply