was successfully added to your cart.

Por dentro da Moccato: A nossa essência e o design premiado

By 4 de novembro de 2016Bastidores Moccato, Clube Moccato

O processo de criação Plau+Moccato começou com uma conversa regada a café e terminou com a tipografia da nossavembalagem sendo premiada pela prestigiada TDC, a Type Directors Club.

Sediada em Nova York, essa organização reúne nomes de peso do design como Dahril Crooks e Robbin Shiff no júri que premiou a tipografia desenvolvida para nossa embalagem no concurso que recebeu mais de 2000 inscrições vindas de 49 países.

Rodrigo Saiani, responsável pelo projeto premiado, comenta o trabalho:

“O barato de desenhar letras é que você tem que abandonar a geometria e a matemática para confiar no seu olho. Por exemplo, uma letra A e uma letra H não podem ter a mesma altura matemática, porque o A é um triângulo enquanto o H é um retângulo. Então o triângulo forma uma área menor que um retângulo quando estão na mesma altura e nós temos que compensar oticamente a altura do A para ficar na mesma altura visual do H. A tipografia que desenvolvemos para a Moccato tem compensações óticas para ficar legível e agradável ao olhar.”

plau-moccato-font

Fonte Stencil Moccato

A inspiração da marca Moccato veio do stencil, um elemento presente nos dois universos aos quais pertencemos: café e cidade. Embora atualmente seja associado com arte urbana, o stencil é a forma clássica de se marcar as sacas de café.

A Moccato trabalha com cafés especiais comprados diretamente do produtor e os entrega em cápsulas, um formato essencialmente urbano. Percebemos que assim como nós, o stencil era uma técnica que havia nascido no campo, mas estava ligado ao urbano e ao inovador. Essa presença dupla foi o ponto de partida para criarmos a nossa marca.

A nossa premiada embalagem foi pensada para privilegiar as cores das cápsulas, algo que amamos e consideramos um verdadeiro bastião da marca. O formato desenhado pela Plau considerou a usabilidade e a experiência do usuário, privilegiando algo prático e simples de ser manuseado.

O mesmo princípio orientou o nosso site, que entrega informação técnica sem complicações e que busca ensinar um pouco sobre cafés especiais sem vestir um postura pretensiosa. Queríamos algo objetivo, mas sem perder a alegria. E a Plau cumpriu nossos desejos com excelência, transformando nossos valores em design premiado.

Nesse Dia do Designer queremos agradecer a esses profissionais que facilitam nossas vidas com soluções precisas, funcionais e elegantes. Parabéns Rodrigo, Lucas, Dominique e Flora! Vocês foram brilhantes!

moccato-packaging-design