was successfully added to your cart.

Quanto tempo duram as características do café torrado?

Café é para ser consumido fresco, imediatamente após seu preparo – seja qual for o método escolhido.

É sabido que o contato da água quente com o grão torrado e moído é o que desencadeia uma avalanche de sabores e aromas que tornam tão especial a experiência da bebida.

Mas você já parou para considerar o quão fresco está o café propriamente dito? Café tem prazo de validade, pode ser armazenado, em grãos ou moído? Tire suas dúvidas e confira algumas dicas!

Desde o começo 

Apesar de chegar ao consumidor final já torrado (moído ou não), o café é comercializado entre grandes fornecedores ainda verde.

Mas por quê? Quando estão verdes, os grãos de café possuem uma durabilidade considerável, suportando melhor viagens e diferentes formas de armazenamento.

Por quantos dias se mantém as características do café torrado?

Quando é torrado, o café passa a ter uma validade de, no máximo, 45 dias, tempo que diminui ainda mais com a moagem. Isso porque, depois de moído, os aromas do café se dispersam com mais facilidade.

Desta forma, se for possível, o ideal é comprar o café em grãos e moer apenas quando for utilizá-lo.

Não coloque no carrinho 

De modo geral, o café industrializado estabelece um prazo de validade que não considera o tempo que leva para ser embalado, transportado e exposto nas prateleiras. Pensando assim, é quase impossível conseguir colocar as mãos em um café verdadeiramente fresco em uma gôndola de supermercado.

O que fazer? 

Calma, existem soluções! A primeira delas é optar por um café especial, cuja procedência, qualidade de grãos e da ponto da torra são assegurados. A partir disto, basta procurar lojas e empórios especializados, bem como cafeterias que vendem o próprio blend. Estes estabelecimentos costumam fazer a própria torra, em dias específicos da semana ou sob encomenda. Também é recomendado comprar em grãos se você possui moedor em casa ou pedir para que a moagem se adeque ao método de preparo que você mais gosta.

Tudo isso pode ser um pouco trabalhoso e dispender tempo, é verdade. Mas existe uma alternativa interessante: os clubes especializados. Fazendo uma assinatura mensal, você recebe no conforto de casa lotes diferenciados ou cápsulas de café especial frescos, prontos para serem consumidos. Que tal experimentar este serviço?

Dicas para um café fresco 

  • Espere um pouco! Se você comprou seu café logo após a torra, é bom esperar entre 24 e 72 horas para usá-lo, pois é nesse período que ele atinge seu auge de sabor e aroma;
  • O ar e a umidade são os maiores inimigos do café. Então, cuidado na hora de armazenar. Tenha certeza que seu café está em local seco e abrigado de umidade;
  • Não use recipientes de metal para armazenar o café, pois este material pode influenciar no sabor final da bebida;
  • Prefira uma embalagem hermética para guardar seu café.
  • Use água mineral ou filtrada. Não deixe ferver completamente para não “queimar” o café.

Gostou do nosso post? Compartilhe com os seus amigos ou deixe o seu comentário!