was successfully added to your cart.

O tipo de moagem faz diferença mesmo?

Café vem inteiro ou vem moído, certo? Nop. Toda vez que alguém mói café, essa pessoa toma uma decisão sobre o quanto ela quer moer, e cada tipo de moagem traz um resultado diferente na bebida. Dá para moer só um pouco ou moer até virar pó, como é o café das maiores marcas de supermercado. Como todas essas marcas fazem a mesma moagem hiper-fina, a gente acaba esquecendo que dá para fazer diferente. E que fica bem melhor.

Existem granulações diferentes, que geram características diferentes na bebida. A moagem vai da fina como o talco à grossa como flocos de aveia. Para cada tipo de extração (filtro de papel, espresso, chemex etc) existe uma granulação ideal. Basicamente, quanto mais tempo a água ficar em contato com o café, mais grossa deve ser a granulação.

moccato-bp-tipos-moagem-grossamoccato-bp-tipos-moagem-mediamoccato-bp-tipos-moagem-finaPor exemplo: no coado, a água fica mais tempo em contato com o café do que numa cápsula de espresso. Então a moagem do café para o método espresso deve ser mais fina que a do coado, para que seja possível transferir o sabor dos grãos para água com mais rapidez.

Mas tudo nessa vida tem dois lados: se a moagem fina permite uma transferência de sabor mais veloz, ela também extrai o amargor com mais velocidade. Isso acontece porque uma maior superfície de contato do café com a água acelera a transferência das propriedades a ponto de rapidamente chegar até o fim, que é o amargor. Dizemos que o café ficou “esgotado” e por isso ficou amargo. Bom, essa observação serve para humanos também (;

Então é importante saber o tempo do contato da água com o café para definir a granulação ideal da moagem. Mas não é o único fator. Na prática, a pressão e a temperatura da água também influenciam o processo. Esquematizando, fica assim:

bp-moagem-ilustra-2Se você quiser experimentar diferentes tipos de granulação, nós preparamos um guia de moedores domésticos. Agora, se você achou o tema interessante, mas ainda não está afim de ter esse trabalho, na Moccato optamos por uma granulação média, que é bastante versátil para passear por diversos métodos de extração.

Mesmo deixando de fora a questão da granulação, moer em casa torna o seu café mais aromático, com um frescor extra. Isso porque quanto mais você corta um alimento, mais rapidamente ele perde o sabor (funciona assim para a cebola, funciona assim para o café). Pensando nisso, a gente lançou nossos cafés também em grãos inteiros. Quem é assinante pode optar por receber inteiro só uma vez ou de vez quando, basta entrar na área restrita do site e alterar lá.

bp-especialistas-moccato-laminaDe qualquer forma, a Moccato torra, mói e envia o café num passo só, garantindo um café especial extremamente fresco no clube. E temos uma política de micro entregas no varejo, para garantir sempre um café fresquinho na gôndola dos nossos parceiros. Além disso, desenvolvemos embalagens sinistras que além de linda, conservam o frescor por mais tempo.

Bom, agora você já sabe que a moagem faz diferença e que não é tão complicado quanto parece. Se quiser se tornar um especialista em café e ainda tomar grãos premiados todos os dias, assine o clube!

7midias

Author 7midias

More posts by 7midias

Leave a Reply